UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR-UCSAL
FACULDADE DE DIREITO-CAMPUS FEDERAÇÃO
IV SEMESTRE-MATUTINO
Blog criado para avaliação da Disciplina Psicologia Turma: 33 sob orientação do Professor Francisco Formigli.
Autoras:
Ana Paula Marques
Flávia Bahia
Monique Cortizo
Sylvia Torres
O termo Behaviorismo, originado da palavra behavior, foi inserido pelo americano John B. Watson em meados dos século XX, em um artigo publicado em 1913, onde alegava o título “psicologia: como os behavioristas a veem”.
Segundo Watson o
comportamento era como objeto da Psicologia, considerando-o observável, mensurável onde o qual trazia
experimentos que poderiam ser reproduzidos em diferentes condições e
sujeitos.os critérios relatados, foram
de tal importancia que Psicologia acabou alcançando o status de ciencia. Para ele a Psicologia tinha um panorama funcionalista.
Ao longo do tempo o “
comportamento ” como objeto da psicologia foi se modificando. Atualmente
pode-se pensar como uma açao isolada de um sujeito, mas como uma relação entre
aquilo que o sujeito faz e o ambiente onde seu “fazer” está implantado.
Todavia o bahviorismo
devota o estudo das interaçoes entre o sujeito (respostas) e o ambiente
(estumilação).
Os vocábulos de “respota”
e “estimulos” estabelecem relação com
aquilo que o organismo faz e as constantes ambientais que se relacionam com o
sujeito. Praa esclarecer o emprego desses termos podem ser apresentadas : uma metodolígica (link) e outra histórica
(link)
Comportamento
reflexo ou respondente
Também conhecido como o
não voltário. São estímulos antecedentes do ambiente, como por exemplo
contração das pupílas quando uma luz forte reflete sobre os olhos, que por sua
vez interagem estímilo-resposta
Comportamento operante
São tipos de comportamento
que caracteriza a maioria das nossas relações com o ambiente, o que da
oportunidade á aprendizagem dos “behavior”, ou seja, o ato do organismo sobre o
meio e a eficácia dela resultante. A leitura que voce está fazendo deste blog,
é um exemplo de comportamento operante.
Eventos
consequentes – reforçamento e punição
-consequencia reforçadora
é quando ocorre o aumenta da constância do envio das respostas que as
produziram. Quando ha a diminuição dessa constância mesmo que temporariamente, são chamadas de punidoras ou aversivas.
As consequecias que
possibilitam o aumento das frequências das respostas é dito como o refroço pode
ser:
·
Positivo:
é uma operação em que um evento produzido por uma resposta aumenta a probabilidade dessa resposta ocorrer no futuro.
·
Negativo: é
uma operação em que uma resposta tem sua probabilidade de ocorrência aumentada
pela eliminação de um estímulo aversivo.
Merecem
ser destacados no reforçamento negativo:
·
Esquiva:
o
estímulo aversivo não precisa ser apresentado – exigi-se apenas a presença de
um outro evento que indique que o aversivo pode aparecer. Exemplo: quando
ouvimos o som do motorzinho usado pelo dentista antecipamos a dor ao desviar o
rosto é esquivar-se dela.
·
Fuga:
é comportamento reforçado. Aquele que termina com o aversivo já em andamento.
Outros processos
Extinção
é um procedimento no qual uma resposta diminuirá de frequência e até mesmo
poderá deixar de ser emitida. Exemplo: quando estamos interessados em uma
pessoa essa tal pessoa deixa de nos olhar passando a nos ignorar , nossas
investidas tendem a desaparecer.
Punição e o processo no
qual reduz-se a probabilidade de determinada resposta voltar a ocorrer.
Punição positiva: Trata-se
da produção ou adição de um estimulo aversivo, diminuindo a probabilidade de um
comportamento ocorrer novamente.
Punição negativa: trata-se de uma retirada ou subtração de um
estimulo reforçador produzida por uma resposta, diminuindo a probabilidade
dessa resposta ocorrer novamente.
O controle de estímulos ‘e
ato pelo qual nos adaptamos e aprendemos ate mesmo no nosso dia a dia.
Exemplo: o comportamento de dirigir esta sob o controle de estímulos.
Discriminação de estímulos e quando conseguimos descriminar diferentes estímulos e de nos comportar de
maneira diferente em casa situação.
Ja na generalização agimos
de forma forma semelhante a uma rede de estimulos observados como similares.
Exemplo: aplicar conceitos de física para concertar aparelhos eletrônicos.
O behaviorismo tem sido incluído na questão educacional por métodos de aprendizagem e também com a formação de uma tecnologia de ensino.
“A analise Experimental do
Comportamento pode nos auxilar a descrever nossos comportamentos em qualquer situação, ajudando-nos a modifica-lo”
BEHAVIORISMO
X
LARANJA MECÂNICA
O
filme laranja mecânica de Stanley Kubrick lançado em 1971, mostra a história de
Alex, líder de uma gangue de jovens. Alex era um jovem rebelde, que mentia para
seus pais dizendo que ia na escola mesmo sem ir. Alex saia pelas ruas para
praticar diversos tipos de violência como matar, roubar, e espancar pessoas. Em
algumas de suas ações Alex é traído pela sua gangue,capturado num assalto e acaba sendo preso pela policia, condenado á 14 anos de prisão após matar uma
mulher.Na cadeia Alex descobre um novo procedimento para uma recuperação para
uma pessoa que esta presa. Alex se torna
voluntario de um projeto chamado Ludovico, uma terapia criada pelo governo com estratégia
de deter um crime perante a sociedade. Neste experimento ele condiciona a
pessoa a se a se afastar da violência. Através deste medicamento, os médicos tinha
como principal objetivo transformar Alex num Jovem que antes era violento para um jovem
mais humano e humilde, usando duas técnicas de estímulos: o visual e o sonoro. Durante o tratamento,varios
filmes são passados a Alex que ficava
muito mal durante as exibições, ou seja Alex associava o mal-estar á violência.No
filme Laranja Mecânica fazemos uma grande interlocução com o Behaviorismo termo
da psicologia criado por John B. Watson que atribuía o comportamento humano ao
ambiente que vive a pessoa. A teoria Behaviorista analisava a mente humana,onde é visto nesta teoria e no filme que é possivel é desenvolver um novo aprendizado através de dois estímulos: o visual ou
sonoro.
REFERÊNCIAS:
BAHIA BOOK. Ana Mercês.Psicologia: uma introdução ao estado de psicologia; Behaviorismo. Editora Saraiva, 2009. 365p
LARANJA MECÂNICA. Stanley Kubrick,1971BEHAVIORISMO
X
LARANJA MECÂNICA
REFERÊNCIAS:
BAHIA BOOK. Ana Mercês.Psicologia: uma introdução ao estado de psicologia; Behaviorismo. Editora Saraiva, 2009. 365p
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