domingo, 30 de setembro de 2012




 UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR-UCSAL
FACULDADE DE DIREITO-CAMPUS FEDERAÇÃO
            IV SEMESTRE-MATUTINO

 

Blog criado para avaliação da Disciplina Psicologia Turma: 33 sob orientação do Professor Francisco Formigli.
                                             


Autoras:

Ana Paula Marques
Flávia Bahia
Monique Cortizo
Sylvia Torres





O termo  Behaviorismo, originado da palavra behavior,  foi inserido pelo americano John B. Watson em meados  dos século XX, em um artigo publicado  em 1913, onde alegava o título “psicologia: como os behavioristas a veem”.

Segundo Watson o comportamento era como objeto da Psicologia, considerando-o  observável, mensurável  onde o qual trazia experimentos que poderiam ser reproduzidos em diferentes condições e sujeitos.os  critérios relatados, foram de tal importancia que Psicologia acabou alcançando o status de ciencia. Para ele a Psicologia tinha um panorama funcionalista.

Ao longo do tempo o “ comportamento ” como objeto da psicologia foi se modificando. Atualmente pode-se pensar como uma açao isolada de um sujeito, mas como uma relação entre aquilo que o sujeito faz e o ambiente onde seu “fazer” está implantado.

Todavia o bahviorismo devota o estudo das interaçoes entre o sujeito (respostas) e o ambiente (estumilação).

Os vocábulos de “respota” e “estimulos”  estabelecem relação com aquilo que o organismo faz e as constantes ambientais que se relacionam com o sujeito. Praa esclarecer o emprego desses termos podem ser apresentadas :  uma metodolígica (link) e outra histórica (link)


Comportamento reflexo ou respondente

Também conhecido como o não voltário. São estímulos antecedentes do ambiente, como por exemplo contração das pupílas quando uma luz forte reflete sobre os olhos, que por sua vez interagem estímilo-resposta

 Comportamento operante

São tipos de comportamento que caracteriza a maioria das nossas relações com o ambiente, o que da oportunidade á aprendizagem dos “behavior, ou seja, o ato do organismo sobre o meio e a eficácia dela resultante. A leitura que voce está fazendo deste blog, é um exemplo de comportamento operante.

Eventos consequentes – reforçamento e punição

-consequencia reforçadora é quando ocorre o aumenta da constância do envio das respostas que as produziram. Quando ha  diminuição dessa constância  mesmo que temporariamente, são chamadas de punidoras ou aversivas.

As consequecias que possibilitam o aumento das frequências das respostas é dito como o refroço pode ser:

·         Positivo: é uma operação em que um evento produzido por uma resposta aumenta a probabilidade dessa resposta ocorrer no futuro.

·         Negativo: é uma operação em que uma resposta tem sua probabilidade de ocorrência aumentada pela eliminação de um estímulo aversivo.


Merecem ser destacados no reforçamento negativo:

·         Esquiva: o estímulo aversivo não precisa ser apresentado – exigi-se apenas a presença de um outro evento que indique que o aversivo pode aparecer. Exemplo: quando ouvimos o som do motorzinho usado pelo dentista antecipamos a dor ao desviar o rosto é esquivar-se dela.

·         Fuga: é comportamento reforçado. Aquele que termina com o aversivo  em andamento.

Outros processos

Extinção é um procedimento no qual uma resposta diminuirá de frequência e até mesmo poderá deixar de ser emitida. Exemplo: quando estamos interessados em uma pessoa essa tal pessoa deixa de nos olhar passando a nos ignorar , nossas investidas tendem a desaparecer.

Punição e o processo no qual reduz-se a probabilidade de determinada resposta voltar a ocorrer.

Punição positiva: Trata-se da produção ou adição de um estimulo aversivo, diminuindo a probabilidade de um comportamento ocorrer novamente.

Punição negativa:  trata-se de uma retirada ou subtração de um estimulo reforçador produzida por uma resposta, diminuindo a probabilidade dessa resposta ocorrer novamente.

O controle de estímulos ‘e ato pelo qual nos adaptamos e aprendemos ate mesmo no nosso dia a dia. Exemplo: o comportamento de dirigir esta sob o controle de estímulos.

Discriminação de estímulos e quando conseguimos descriminar diferentes estímulos e de nos comportar de maneira diferente em casa situação.

Ja na generalização agimos de forma forma semelhante a uma rede de estimulos observados como similares. Exemplo: aplicar conceitos de física para concertar aparelhos eletrônicos.

O behaviorismo tem  sido incluído na questão educacional  por métodos de aprendizagem e também com a formação de uma tecnologia de ensino.

“A analise Experimental do Comportamento pode nos auxilar a descrever nossos comportamentos em qualquer situação, ajudando-nos a modifica-lo”



                      
                     BEHAVIORISMO
                        
                         X 
           
             LARANJA MECÂNICA

O filme laranja mecânica de Stanley Kubrick lançado em 1971, mostra a história de Alex, líder de uma gangue de jovens. Alex era um jovem rebelde, que mentia para seus pais dizendo que ia na escola mesmo sem ir. Alex saia pelas ruas para praticar diversos tipos de violência como matar, roubar, e espancar pessoas. Em algumas de suas ações Alex é traído pela sua gangue,capturado num assalto e acaba sendo preso pela policia, condenado á 14 anos de prisão após matar uma mulher.Na cadeia Alex descobre um novo procedimento para uma recuperação para uma pessoa que esta  presa. Alex se torna voluntario de um projeto chamado Ludovico, uma terapia criada pelo governo com estratégia de deter um crime perante a sociedade. Neste experimento ele condiciona a pessoa a se a se afastar da violência. Através deste medicamento, os médicos tinha como principal objetivo transformar Alex num Jovem que antes era violento para um jovem mais humano e humilde, usando duas técnicas de estímulos: o visual e o sonoro. Durante o tratamento,varios filmes são passados a Alex que ficava muito mal durante as exibições, ou seja Alex associava o mal-estar á violência.No filme Laranja Mecânica fazemos uma grande interlocução com o Behaviorismo termo da psicologia criado por John B. Watson que atribuía o comportamento humano ao ambiente que vive a pessoa. A teoria Behaviorista analisava a mente humana,onde é visto nesta teoria e no filme que é possivel é desenvolver um novo aprendizado através de dois estímulos: o visual ou sonoro. 










REFERÊNCIAS:

BAHIA BOOK. Ana Mercês.Psicologia: uma introdução ao estado de psicologia; Behaviorismo. Editora Saraiva, 2009. 365p
LARANJA MECÂNICA. Stanley Kubrick,1971

Nenhum comentário:

Postar um comentário